Beleza e Saúde

Agrotóxico, o vilão escondido!

 

By Marcella Anversa

Infelizmente, o uso de agrotóxicos para aumentar a produção de alguns alimentos não parou de crescer desde o início de seu uso na agricultura. Em 2009, lamentavelmente, nosso pais se tornou o MAIOR consumidor mundial de agrotóxicos segundo o estudo Agrotóxicos no Brasil: um guia para ação em defesa da vida”, publicado em 2011 pela pesquisadora Flavia Londres.

 

O uso dessas substâncias não só prejudicam o meio ambiente como também a nossa saúde. A longo prazo, alguns pesticidas podem interagir com nosso DNA, causar mutações e resultar em células cancerígenas. Isso sem contar no poder que eles tem de mimetizar ou inibir a ação de hormônios, causar infertilidade, impotência, abortos, malformações, neurotoxicidade e efeitos sobre o sistema imunológico.

 

Desde de 2001, contamos com o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) com o intuito de analisar agrotóxicos autorizados ou não em determinadas culturas e resíduos encontrados acima do limite máximo permitido (LMR). O programa foi criado pela ANVISA que disponibiliza anualmente a lista dos alimentos que mais apresentam resíduos de agrotóxicos.

 

Vamos incentivar o pequeno produtor e tentar ao máximo consumir produtos orgânicos locais. Uma outra dica importante é optar por alimentos da estação. A chance de se desenvolverem sem a ajuda de agrotóxicos é muito maior, além de serem mais saborosos, nutritivos e mais baratos.

agro2

Leave a Comment