As terras místicas do Mato Grosso by Juliana Veiga
Quem anda pelo centro oeste a procura de lugares para meditação e encontro com a natureza com certeza conhece Barra do Garças. Lá é a porta de entrada para o Parque Estadual da Serra Azul, dentro mística Serra do Roncador.
O parque é a principal atração da cidade. Cheia de cachoeiras, trilhas, grutas, sítios arqueológicos, flora e fauna nativas, Serra Azul ocupa 11 mil hectares repletos de contos fantásticos e mistérios. Barra do Garças é o centro geodésico do país e o portal de entrada para a Amazônia.
Os passeios, feitos sempre com guias, têm parada no Mirante do Cristo, local onde se tem uma visão perfeita do encontro das águas do Garças e do Araguaia; e às cachoeiras mais belas da região: Maçonaria, do Cristal e do Pé-da-Serra.
Mas, fora do parque, encontramos várias comunidades esotéricas e tribos indígenas, sempre abertas a receber turistas. A região tem algumas particularidades que intrigam historiadores e geógrafos, uma delas é a Caverna dos Pezinhos, que é cheia de marcas de pegadas nas paredes e no teto.
Outro lugar fantástico é a Lagoa Encantada. Nunca se mediu ao certo sua profundidade e apesar das águas limpas, não tem peixes ou qualquer forma de vida. Ela também é alvo de estudos até hoje.
Para quem gosta de se aventurar em cavernas, tem a Gruta Seca, um complexo de túneis que abriga, em uma de suas câmaras, mobiliário de pedra bem parecido com o usado hoje em dia, além de ser um local tomado por grandiosas estalactites e estalagmites.
Agora, quem não é fã do mundo sobrenatural, seus mistérios e lendas, pode aproveitar as praias de água doce formadas ao longo do rio Araguaia. Além de momentos de descanso, pode se praticar esportes náuticos e pesca, atividades muito procuradas por lá.
Durante o inverno, período de seca da região, as praias ficam movimentadas por luaus e shows. E, sem muito esforço, se recebe a visita dos botos cor de rosa, moradores das águas encantadas do Araguaia.
Este mundo fantástico fica a 511km de Cuiabá, 430km de Goiânia e 880km de Campo Grande. O principal acesso é feito pela BR 070, para quem vem de Cuiabá ou Goiânia e pela MT 100, para quem vem de Campo Grande.
As informações sobre a Cidade podem ser conseguidas pelo telefone (66) 3402-2000 ou pelo site www.barradogarças.com
Gostaram??
Aguardem mais destinos….
Vem viajar com a gente!
bjs Juh Veiga!