Viagens

Guaramiranga, o reduto do Jazz !

Feriado chegando que tal conhecer Guaramiranga? by Juliana Veiga

O Ceará é um lugar quente, correto? ERRADO!!! Dá pra passar frio lá sim! Em Guaramiranga, uma vila encravada no Maciço de Baturité, a temperatura média é vinte graus. E, no inverno, os termômetros registram números mais baixos ainda.

guaramiranga, CEARA, lemondelittah, talita alves, blog, juh veiga turismo 02Guaramiranga chama atenção também por realizar um Festival de Jazz e Blues em pleno Carnaval! Desde 2000, o lugar recebe visitantes de do país e do exterior que chegam em busca dos shows de artistas consagrados. Nomes como Kenny Brown, Stanley Jordan e Eileina Williams, são brindados com muito vinho.

guaramiranga, CEARA, lemondelittah, talita alves, blog, juh veiga turismoA praça da única rua asfaltada da vila, onde fica o Teatro Rachel de Queiroz, sede dos principais shows, fica movimentada. Para assistir às apresentações, tem que se garantir os ingressos com antecedência e reservar hospedagem, pois é muita gente mesmo, cerca de 15 mil pessoas!

guaramiranga, CEARA, lemondelittah, talita alves, blog, juh veiga turismo 03A programação de Guaramiranga é de aventura. Perto do centro tem o Parque das Trilhas. São 114 hectares de mata Atlântica, com caminhadas ecológicas, lagos, bicas d’água e atividades de aventura, como rapel e tirolesa. De carro, pode-se explorar os arredores, onde estão cachoeiras e o Pico Alto, a 1.115 metros de altitude, com vista para o sertão e para as dunas do litoral cearense.

Já em Baturité, cidade vizinha, o Mosteiro dos Jesuítas recebe os visitantes com a vista panorâmica do mirante. A construção, toda em pedra, abriga ainda a capela do Sagrado Coração de Jesus e um caminho com 23 passos da Via Sacra.

guaramiranga, CEARA, lemondelittah, talita alves, blog, juh veiga turismo 04O por do sol é um espetáculo a parte. As pessoas se encontram nas escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição para apreciar o show. Depois, vale um passeio pela feira de artesanato, com suas peças e enfeites em cipó trançado.

Como chegar? Guaramiranga fica a 110 Km de Fortaleza. Tem duas vias de acesso, saindo da capital. Pela CE 060 passando pelas cidades de Pacatuba, Guaiuba, Acarape, Redenção, Aracoiaba e Baturité e, pela CE 065 passando pelas cidades de Maranguape, Palmácia e Pacoti.

Mais informações http://www.guiaguaramiranga.com.br/ ou pelo telefone (85) 3321-1205.

Beijos Juh!

Leave a Comment