Beleza e Saúde

O impacto nocivo dos utensílios de plásticos em nossa saúde

marcela 1

By Marcella Anversa.

Vasilhas, mamadeiras, garrafas, embalagens, copos e tantos outros utensílios feitos de plástico apresentam em sua composição dois compostos químicos bastante estudados devido à sua ação tóxica em nosso organismo: o Bisfenol A e os Ftalatos.

Ambos são considerados disruptores endócrinos, pois interferem de forma negativa na função do sistema endócrino, desequilibrando as glândulas e hormônios que regulam nossas funções vitais como crescimento, resposta ao estresse, desenvolvimento sexual, reprodução, entre outros.

Uma exposição crônica a esses compostos é tão tóxico que vários estudos demonstram que:

– Podem estar associados ao desenvolvimento de doenças como Mal de Parkinson, síndrome do ovário policístico (SOP), câncer, alterações na tireoide, entre outros;

– A água envasada em plástico pode apresentar atividade estrogênica até três vezes mais do que a água envasada em vidro;

– Trabalhos em vitro mostram que baixas doses do Bisfenol A podem comprometer o funcionamento da célula beta causando resistência à insulina, além de estimular a liberação de substâncias inflamatórias, sugerindo seu papel na obesidade e na síndrome metabólica.

Quanto maior o tempo em contato com o plástico, maior a migração desses compostos químicos para o alimento. Vale ressaltar que essa migração pode ser potencializada com o aumento da temperatura.

Evite utilizar utensílios de plásticos, principalmente, quando o alimento estiver em temperatura elevada. Se puder, troque os utensílios de plástico por vidro ou procure embalagens livres destes compostos tóxicos.

marcela 2

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

1 × dois =