Por Marcella Anversa
Hoje contamos com avançados recursos na área da cosmetologia e estética, mas o que muitos não sabem é que todos esses tratamentos podem ser potencializados quando nos alimentamos de forma correta.
A acne, muito comum no rosto, pescoço, peito, costas e ombros, se desenvolve quando os folículos pilosos são obstruídos por um excesso de sebo, células mortas e colonizados por uma bactéria denominada Propionibacterium acnes.
A alimentação é tão importante nesse processo que alguns estudos epidemiológicos já evidenciaram que em civilizações com hábitos alimentares diferentes dos ocidentais é raríssimo o desenvolvimento da acne enquanto que no ocidente atinge 70 a 90% dos adolescentes.
O motivo foi justificado pelo grande consumo de alimentos com alto índice glicêmico como doces, produtos refinados, além de leite e derivados. Estes podem aumentar a secreção de um fator de crescimento denominado IGF-1 que, por sua vez, promove uma maior proliferação das células da pele e um aumento da liberação de hormônios sexuais que levam ao aumento do sebo.
O que mais pode prejudicar?
– Alimentos ricos em gorduras saturadas;
– Disbiose, causando um desequilíbrio entre bactérias benéficas e patogênicas no intestino;
– Carência, principalmente, de ácidos graxos essenciais, minerais como zinco, selênio, cromo e as vitaminas A, C e B6.
Caprichem em uma alimentação balanceada e rica em alimentos como sementes de girassol e linhaça, lentilha, banana, aveia, castanhas, nozes e cereais integrais, afinal de contas, a verdadeira beleza se conquista de dentro para fora!