Viagens

Um destino Romântico e Aventureiro!!

O romance aventureiro de Itatiaia by Juliana Veiga.

Continuando nas rotas alternativas de turismo de nosso país, saímos do cenário tropical do Pernambuco e vamos conhecer hoje o Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro.

De origem tupi, Itatiaia significa pedra cheia de pontas. Só olhar em volta para perceber que o nome é perfeito para o lugar. O privilegiado Parque Nacional do Itatiaia é o grande atrativo do Município. Itatiaia é a principal entrada para a reserva, famosa pelas imensas formações rochosas.

Ultimo_Adeus, BLOG LEMONDELITTAH, juliana veiga jornalista, talita alves jornalista, ribeirao preto, rio de janeiro

São 300 mil metros quadrados de área de preservação, que vão do Rio de Janeiro a Minas Gerais, repletos de trilhas, quedas d’água, diversidade biológica rica e os picos, que atraem alpinistas do mundo todo, como as Agulhas Negras, a 2.800 metros de altitude, o mais alto da Serra da Mantiqueira.

O parque oferece atividades para os mais variados níveis de experiência e preparo físico, especialmente durante o inverno, quando as temperaturas negativas são comuns nas madrugadas.

Itaporani, BLOG LEMONDELITTAH, juliana veiga jornalista, talita alves jornalista, ribeirao preto, rio de janeiro

Na parte baixa da reserva ficam os mirantes e as cachoeiras. Os mais procurados pelos turistas são o mirante do Último Adeus e a Véu de Noiva. Também são conhecidas Itaporani e Maromba, indicadas para mergulho e acessíveis por trilhas de nível fácil.

Veu_Da_Noiva, BLOG LEMONDELITTAH, juliana veiga jornalista, talita alves jornalista, ribeirao preto, rio de janeiro

Subindo um pouco nos campos, a escalada é o principal atrativo. São 160 vias para amadores e profissionais. Não importa a experiência do turista, é obrigatório contratar um guia, eles conhecem os caminhos das pedras que levam aos principais destinos: Agulhas Negras, Três Picos e Prateleiras.

picos_Da_Noiva, BLOG LEMONDELITTAH, juliana veiga jornalista, talita alves jornalista, ribeirao preto, rio de janeiro

Para quem está fugindo da rotina e quer um belo plano de fundo para uma viagem a dois, Itatiaia também é um ótimo destino. Os hotéis e pousadas remetem um ar bucólico ao local, e atrai os apaixonados.

Fabrica_De_Chocolate , BLOG LEMONDELITTAH, juliana veiga jornalista, talita alves jornalista, ribeirao preto, rio de janeiro

O trade hoteleiro reflete a idade do parque. Grande parte dos hotéis e pousadas é das décadas de 40 e 50, logo após a abertura da reserva, em 1937. São charmosas e aconchegantes além de capricharem nos mimos. Algumas oferecem chalés com hidromassagem, outras, fondue ao lado da lareira. Boas pra viver dias de romance.

São três os trajetos para chegar ao Parque Nacional do Itatiaia. O primeiro é pela estrada municipal que leva à entrada principal, onde se chega aos hotéis e aos mirantes. Outro é direto pela Via Dutra e BR 354, até a portaria de Itamonte, destino de quem quer se aventurar nos picos.

Também há a estradinha da Garganta do Registro, com seus precários 17km, que leva ao Abrigo Rebouças, ponto de partida para os alpinistas de plantão. Os interessados em informações sobre o Parque conseguem pelos telefones (24) 3352-1461 / (24) 2252-7001.

Gostaram??

Toda semana novos destinos turísticos by Juh Veiga – jornalista.

Usem a hashtag #lemondelittah para seus looks – ( fitness também vale), e apareçam aqui e no Portal R7 da Record.

bjs, bjs.

Leave a Comment